Revelim de Santo António

Castro Marim
Castro Marim , Castro Marim , Castro Marim
http://www.cm-castromarim.pt/

Foi mandado erigir por D. João IV no cerro da Rocha do Zambujal, a nascente da vila, com ligação ao Castelo e Forte. Trata-se de uma pequena fortificação dominante sobre o curso do Guadiana e erguida para controlar o estuário do grande rio do Sul. 

Curiosidade: Em 2009 foi reabilitada a estrutura militar do Revelim e criada uma estrutura de apoio à receção turística do concelho: o Centro de Interpretação do Território. Este centro é um ponto de partida para os itinerários culturais e um miradouro natural e virtual de todo o concelho com visibilidade a 360º. 

 

O Revelim de Santo António é um forte de menores dimensões, mas de importância estratégica vital, mandado erigir por D. João IV., no cerro da Rocha do Zambujal, a nascente da vila, ligando-se quer ao antigo Castelo, quer ao Forte de S. Sebastião.

Dada a sua localização, servia o propósito de controlar o curso do Guadiana. No seu interior edificou-se a Ermida de Santo António, uma construção barroca de boa qualidade arquitetónica, com capela-mor quadrangular delimitada por fortes pilares-cunhais.

Este complexo histórico, mandado edificar em Castro Marim no inicio da Guerra da Restauração (1640-1668), foi na ultima década alvo de um dos projetos mais sublimes da requalificação do património histórico-cultural, denominado Reabilitação da Colina do Revelim de Santo António.

Segundo palavras que o arquiteto José Alegria, autor do projeto de intervenção, esta é uma “obra estruturante em termos de localização com uma ligação privilegiada à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim/V.R.S.A, e que encerra uma forte simbologia da arquitetura do mediterrâneo”.

Terminada em 2008, a requalificação permitiu não só reabilitar a estrutura militar do Revelim, beneficiando toda a área circundante através de pavimentação, instalações de equipamentos para informação e repouso do visitante, mas também reabilitar a Capela e o Moinho. Foram também edificadas estruturas de apoio para atividades culturais, apoiadas por uma cafetaria e por instalações sanitárias e, por último, proceder à beneficiação paisagística de toda a colina do Revelim.

 

O complexo é assim composto por:

Centro Interpretativo do Território
O Centro de Interpretação do Território é um espaço de receção ao visitante e simultaneamente ponto de partida para os itinerários e visitas ao território do concelho de Castro Marim e do Baixo Guadiana.

Moinho de Vento
Moinho de vento que funciona de acordo com as técnicas originais.

Hortas Biológicas
O Revelim de Santo António dispõe ainda de uma horta pedagógica para oferecer ao visitante um conhecimento acerca das hortas tradicionais.

Jardim Andaluz
Este espaço de lazer integra uma ampla zona verde com árvores e arbustos, onde se destaca o Jardim Andaluz com uma área de 4000 m2, um espaço aprazível e saudável para usufruto dos visitantes.

Anfiteatro ao Ar livre,
Outro elemento importante deste lugar é o anfiteatro ao ar livre com capacidade de 500 lugares no qual se poderão fruir de bons espetáculos culturais.

Capela de Santo António
 A Capela de Santo António, uma construção barroca de boa qualidade arquitetónica, com capela-mor quadrangular delimitada por fortes pilares-cunhais, também foi submetida ao processo de requalificação do complexo arquitetónico do Revelim de Santo António.
Saber mais...

Cafetaria.

 

outros pontos de interesse
Património Edificado