GR 15 - Grande Rota do Guadiana

Percurso Pedestre / BTT
VRSA
Primavera, Outono e Inverno.
Médio
78,5
911m
195m
não
910m
3m

Em 2015 a Odiana implementou a Grande Rota do Guadiana (GR15), uma viagem de 65 km’s pelos três concelhos do Baixo Guadiana algarvio. Em 2019 esta Grande Rota é estendida até à fronteira entre o Algarve e o Alentejo, perfazendo na sua totalidade 78,5 km’s de aventura com a Natureza e o Guadiana, o Grande Rio do Sul, como pano de fundo. Os planos passam por estender esta grande rota até à vila de Mértola, fazendo a ligação entre a parte sul (Algarvia) e a parte Norte (Alentejana).

 

Paisagem, património, atividade física e ar puro é o segredo da GR15 que consolida a oferta de percursos pedestres no Baixo Guadiana, aproximando o Litoral ao Interior Serrano. Esta via atravessa três concelhos, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e viaja por dezassete localidades até chegar à fronteira com o concelho de Mértola.

 

Esta Grande Rota distingue-se pela sua multiplicidade de paisagens, elementos históricos, patrimoniais e naturais. Desde as praias a Sul, às paisagens serranas a Norte, o contacto com o Rio Guadiana, e a observação da diversidade de fauna e flora existente, são apenas alguns dos pontos de interesse aqui presentes. Complementarmente a GR15 é também ponto de ligação e convergência à Ecovia em VRSA e à Via Algarviana (GR13) em Alcoutim.

 

O objetivo é desvendar os trilhos do Baixo Guadiana aventurando-se num algarve de interior cheio de segredos por descobrir, num «outro algarve» onde a natureza é rainha.

 

 

outros percursos
Percurso Pedestre / BTT