Leões do Sul

São Bartolomeu
Rua da Alegria, Nº 11 , 8950-270 , S. Bartolomeu do Sul , São Bartolomeu
http://www.leoesdosul.com/
    +351281 957 115
    leoes-sul@sapo.pt

O Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Leões do Sul Futebol Clube foi fundado em 25 de Junho de 1976, na aldeia de São Bartolomeu do Sul. 

O futebol esteve nas origens do Leões do Sul, mas o acontecimento desportivo mais extraordinário da sua já longa história aconteceu no hóquei em patins, com a disputa na época 2000/2001 do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins (Zona Sul), no escalão juvenil. Esta modalidade foi introduzida na década de oitenta, tendo sido criada uma Secção de Patinagem Artística, que evoluiria mais tarde para uma Escola de Patinagem, que funcionou até recentemente no Pavilhão Municipal de Castro Marim e formou dezenas de crianças dos concelhos do Baixo Guadiana.

A viragem do milénio trouxe novas modalidades a São Bartolomeu do Sul. A Natação de Mar é porventura uma das mais bem sucedidas. Desde Agosto de 2002, o clube organiza ininterruptamente a prova de Natação de Mar, "Vila de Castro Marim", na praia da Alâgoa-Altura, que se integra no Circuito de Natação de Mar do Algarve.

O pioneirismo do Leões do Sul estendeu-se à modalidade de bicicleta-todo-terreno, que  teve o seu primeiro êxito na realização em 4 de Abril de 2004, do I Passeio em BTT “Mina de S. Domingos-Castro Marim”, denominado Rota do Minério por Terras e Margens do Baixo Guadiana. Dois anos depois, em 15 de Julho de 2006, o atleta Diogo Beatriz Afonso, na sua segunda época com o leão ao peito, sagrou-se Campeão Nacional de BTT na especialidade de XCO (Cross-Country Olímpico), no escalão Cadetes Masculinos.   

Em 2012 foram introduzidas as modalidades de triatlo e duatlo, que viriam a ter também elas um Campeão Nacional: Nelson Mestre, com a camisola dos Leões do Sul, conheceu a glória no Duatlo (no escalão 35 - 39 anos) e no Triatlo Sprinte, em 2015.

Continuando a acarinhar todas as modalidades onde têm pergaminhos, os Leões centram agora a sua aposta na natação de mar e na defesa pessoal. No âmbito de um protocolo de colaboração com a Associação de Defesa Pessoal do Algarve estão a lançar um projecto de formação: o programa Elite Kids.

 

Prova Vila de Castro Marim 2016

Data: 2º Domingo do mês de Agosto

A Prova de Mar Vila de Castro Marim está inserida no Circuito de Natação de Mar do Algarve. O privilégio de recebê-la cabe à Praia da Alagoa/Altura. 

Esta praia de areia dourada e águas tépidas do Concelho de Castro Marim atrai anualmente muitos entusiastas que celebram a prática da mãe de todas as modalidades desportivas, nadadores de todo o país e do Sul de Espanha e até atletas Olímpicos.

Desde a sua criação, a prova é organizada pela colectividade de São Bartolomeu do Sul, que conta com o apoio da Associação de Natação do Algarve, do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Altura, bem como das autoridades marítimas, entre outros.

A primeira Prova Vila de Castro Marim realizou-se no dia 21 de Julho de 2002. Desde então, o Leões do Sul Futebol Clube organizou 14 provas ininterruptamente, sempre com grande êxito, aumentando o entusiamo e o número de participantes a cada ano que passa. Em 2015 foi mais uma vez batido o recorde de participantes.

outros pontos de interesse
Desporto